Atenção amados em Cristo

Este blog migrou para www.recantodauncao.blogspot.com . Faça-nos uma visita.
Deus os abençoe!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Loucura para os Homens, Sabedoria para Deus

Na sua 3ª viagem missionária, o apóstolo Paulo passou quase três anos na cidade de Éfeso. Essa cidade se tornou um importante centro do trabalho cristão na província romana da Ásia, que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. A carta aos Efésios foi escrita quando Paulo estava preso. O assunto principal desta carta é o plano de Deus de “unir no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que existe no céu e na terra.” A carta não trata de nenhum problema particular dos leitores, mas fala de um modo geral a Igreja e da vida cristã.

Na primeira parte da carta, o apóstolo fala de como os cristãos são um só povo por causa da morte de Cristo na cruz e também de como o Espírito Santo lhes dá o poder de viverem sempre unidos uns com os outros. Na segunda parte, ele fala da nova vida que os seguidores de Cristo têm por estarem unidos com ele. E fala também de como essa vida se manifesta no relacionamento que eles têm uns com os outros.

A fim de tornar mais claro o que quer dizer a união do povo de Deus, o apóstolo usa três figuras para a igreja: a de um corpo do qual Cristo é a cabeça; a de um edifício do qual Cristo é a pedra fundamental; e a de um casal no qual a igreja é a esposa e Cristo é o marido.

Em Efésios 5.21-33, Paulo escreve alguns conselhos direcionado a igreja da forma como a igreja deve-se relacionar com Cristo. Mas muitas vezes são interpretados de maneira errônea. Pois, precisamos ter o discernimento espiritual para analisarmos a bíblia. O apóstolo guiado pelo Espírito de Deus nos mostra que é fato o homem ser a cabeça de sua mulher, porque em Gn 2.18 o próprio Deus relata o desejo de criar uma AUXILIADORA para o homem, já que “não é bom que o homem viva só”.

Já aqueles que têm o discernimento espiritual, sabem desenvolver o seu caráter na forma como Cristo os ensina. Suas escolhas de seguir os princípios de Deus e ouvir o Espírito Santo é que dá força aqueles a quem foram enviados a servir.

Em 1º Timóteo 2.9-15, Paulo novamente escreve para o jovem pastor Timóteo para preveni-lo contra as falsas doutrinas que estavam sendo espalhadas entre os cristãos. Neste trecho da carta ele descreve a forma como a mulher deve se portar, tanto na igreja, como na sociedade. Pois, estas advertências eram para melhorar a igreja de Timóteo, onde a vaidade era grande por parte das mulheres. E também em relação ao respeito dentro da igreja. Mas é claro, que estas advertências servem para os dias de hoje, pois a vaidade excessiva tem tomado conta dos dias de hoje, e muitas mulheres usam da mesma para se engrandecer, ou seja, conquistar posições a qualquer custo.

Em resumos de todos estes fatos citados creio que se esclareceram algumas dúvidas impostas sobre trechos da Bíblia. E cito uma passagem que confirmará minha posição:

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais declaro, como já, antes, vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”

Gálatas 5.16-26

Por Liliane Wendt

Nenhum comentário:

Postar um comentário