Na primeira parte da carta, o apóstolo fala de como os cristãos são um só povo por causa da morte de Cristo na cruz e também de como o Espírito Santo lhes dá o poder de viverem sempre unidos uns com os outros. Na segunda parte, ele fala da nova vida que os seguidores de Cristo têm por estarem unidos com ele. E fala também de como essa vida se manifesta no relacionamento que eles têm uns com os outros.
A fim de tornar mais claro o que quer dizer a união do povo de Deus, o apóstolo usa três figuras para a igreja: a de um corpo do qual Cristo é a cabeça; a de um edifício do qual Cristo é a pedra fundamental; e a de um casal no qual a igreja é a esposa e Cristo é o marido.
Em Efésios 5.21-33, Paulo escreve alguns conselhos direcionado a igreja da forma como a igreja deve-se relacionar com Cristo. Mas muitas vezes são interpretados de maneira errônea. Pois, precisamos ter o discernimento espiritual para analisarmos a bíblia. O apóstolo guiado pelo Espírito de Deus nos mostra que é fato o homem ser a cabeça de sua mulher, porque em Gn 2.18 o próprio Deus relata o desejo de criar uma AUXILIADORA para o homem, já que “não é bom que o homem viva só”.
Já aqueles que têm o discernimento espiritual, sabem desenvolver o seu caráter na forma como Cristo os ensina. Suas escolhas de seguir os princípios de Deus e ouvir o Espírito Santo é que dá força aqueles a quem foram enviados a servir.
Em 1º Timóteo 2.9-15, Paulo novamente escreve para o jovem pastor Timóteo para preveni-lo contra as falsas doutrinas que estavam sendo espalhadas entre os cristãos. Neste trecho da carta ele descreve a forma como a mulher deve se portar, tanto na igreja, como na sociedade. Pois, estas advertências eram para melhorar a igreja de Timóteo, onde a vaidade era grande por parte das mulheres. E também em relação ao respeito dentro da igreja. Mas é claro, que estas advertências servem para os dias de hoje, pois a vaidade excessiva tem tomado conta dos dias de hoje, e muitas mulheres usam da mesma para se engrandecer, ou seja, conquistar posições a qualquer custo.
Em resumos de todos estes fatos citados creio que se esclareceram algumas dúvidas impostas sobre trechos da Bíblia. E cito uma passagem que confirmará minha posição:

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: Prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais declaro, como já, antes, vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”
Gálatas 5.16-26
Por Liliane Wendt
Nenhum comentário:
Postar um comentário